Ser professor é amar e dedicar a sua vida a ensinar os filhos dos outros!!!


Ser professor é amar e dedicar a sua vida a ensinar os filhos dos outros!!!


Ser professor é amar e dedicar a sua vida a ensinar os filhos dos outros!!!❤

Hoje estou aqui na minha secretária com a minha filha à frente, onde ela é a aluna e eu a professora.
Pode parecer um cenário normal mas não o é de todo.
Eu nunca me imaginei no papel de professora, muito menos ser professora a tempo inteiro da minha filha...
O tempo em que estamos a viver mudou e a nossa vida também, não existe mais uma rotina diária em que todos os dias se levantavam, tomavam o seu pequeno almoço e iam para a escola, aprender e conviverem com os amigos e brincarem.
Agora a nossa sala de aula é diferente tudo mudou!!!
Embora a minha filha tenha todos os dias uma aula por vídeo conferência, com cada professor das vária disciplinas, o resto do trabalho é feito com a ajuda dos pais.
Existe aqui toda uma dinâmica diferente e que muda a vida de cada um de nós, a minha, a dela e a de cada professor.
Nenhum de nós estava preparado para da noite para o dia mudar a nossa vida, para estarmos um dia inteiro a tentar fazer o melhor possível o papel que os professores fazem com toda a mestria.
Quantas vezes eu me deparo com pais a reclamar do trabalho dos professores, que não fazem nada, que só mandam trabalhos para casa, quando eles ainda estão subcarregados de atividades.
Se há coisa que desde que a minha filha entrou para o infantário até ao momento de entrar para a primária, eu sempre fui uma mãe que sempre elogiou o trabalho de cada educador ou professor, porque eles conseguem como que por magia controlar 20 ou mais meninos de uma forma tão exemplar, mantendo sempre a calma e fazendo sempre com que os alunos obedeçam sempre ao que lhes é pedido, sem haver gritos, ou ter de subir o tom de voz mil vezes ao dia.
Eu confesso que sempre achei estranho como o conseguiam fazer, como algo tão natural, quando na realidade eu com uma não o consigo fazer.
Sinto-me frustrada por vezes confesso, e tem dias em que a paciência parece que fugiu para muito longe.
Tenho plena noção que isto nos veio tornar mais próximos dos nossos filhos, passamos 24 horas com eles, tentando responder a todas as necessidades, mas nem sempre é fácil porque para além de ser professora, ainda tenho de acumular todas as funções inerentes a tudo o que implica o trabalho que tem ser feito em casa, desde os pequenos almoços, pôr roupa a lavar, a secar, tratar dos lanches, dos almoços e jantares o banho dos miúdos, confesso que tem sido exaustivo, porque passamos a ser escravos da casa e dos filhos, deixando-nos anuladas para não falhar no que tem de ser feito.
Eu sempre disse que para se ser professor tem de se ser muito especial e ter uma capacidade de descomplicar o que nós pais tanto complicamos.
Hoje mais do que nunca a minha admiração pelos professores é maior a cada dia, porque só quem tem um grande coração consegue dar amor, dedicação e ainda ensinar os nossos filhos como se fossem seus.
Eu cá para mim acredito que eles têm poderes mágicos, porque para além de serem professores, também eles têm filhos e têm uma casa e toda uma vida para organizar, mas agora ainda acumulam mais um função que é serem professores também dos próprios filhos.
Está na hora de uma vez por todas de dar valor a estes seres tão especiais, que todos os dias ensinam os nossos filhos a crescer e a brincar com a aprendizagem de uma forma tão diferente do meu tempo...
Muitas vezes assisto às aulas da minha filha em silêncio e vejo o quanto fica e é feliz quando vê a professora e os amigos no ecrã do seu computador, é sinal que são felizes e olham para a professora como uma amiga.
E eu ali a olhar e a pensar tudo parece tão simples e eu tenho dificuldade em simplificar.
E sabem porquê?
Porque não sou professora, não tenho o dom mágico de brincar com o ensino e fazer com que ela entenda e goste do que aprende.
Por isso nesta altura mais do que nunca peço a todos os pais para que deixem de ser egoístas e olhem com admiração para estes professores, dando valor ao trabalho que têm feito e desempenhado para que os nossos filhos continuem a aprender e que não fiquem sem bases para irem mais bem preparados para o ano seguinte.
Era bem mais fácil dar o ano por concluído no segundo período, era.
Não nos punham agora à prova nem nos faziam acumular tarefas, que mais cedo ou mais tarde nos levarão a procurar um psiquiatra, porque depois disto a nossa sanidade mental nunca mais será a mesma.😂
Mas os nossos filhos continuam felizes porque a escola criou laços mais fortes entre todos, onde a ajuda e o esforço por parte de todos vai ser concluído com sucesso.
E os nossos filhos, nunca sentirão a ausência dos que mais gostam, por eles estão todos lá!!!
E é graças ao esforço de todos, juntamente com os professores, que é possível não ver tudo negro, mas continuar a embrulhar emoções com laços de várias cores.
Onde o negro pode representar a dureza de uma realidade para, de seguida, se transformar na cor da alegria.
Mas isto só é possível graças ao que os professores nos ensinaram, a ser também nós professores dos nosso filhos.
E obrigada de coração por nos fazerem sentir que é possível entrar no vosso mundo quando há um esforço adicional entre todos e que só é possível fazê-lo quando se trabalha por Amor!!!
Um beijinho enorme a todos os professores e educadores, que todos os dias nos acalmam o coração, mostrando-nos formas e dicas para que também nós mesmo sem qualificação, consigamos ser professores dos nossos filhos.
Hoje a minha gratidão vai para todos vocês que não desistiram dos nossos filhos.
Marlene.❤


Comentários

  1. Pelo que ouço não está a ser fácil, mas quando se faz o nosso melhor a nossa consciência fica tranquila.
    Um bem haja a todos, pais, professores e aos alunos que têm de suportar toda esta mudança.
    Beijinhos Querida Marlene

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma mudança enorme na vida de todos, e temos hoje mais que nunca de nos mantermos unidos, porque será esta união que fará com que juntos consigamos fazer o melhor por todos os meninos que pela primeira vez nas suas vidas, se esbarraram com esta nova realidade.
      Tem de haver um esforço da parte de todos e juntos vamos conseguir graças aos professores que têm feito um excelente trabalho.
      Um beijinho enorme querida Laidinha com sabor ao nosso Portugal:)
      Encontramo-nos aqui;
      O MEU, O TEU, O NOSSO LUGAR!!!

      Eliminar
  2. Sei que há muita gente que reclama desta nova realidade, mas não foram os professores que mandaram este vírus para si da humanidade, por isso temos de lhes agradecer por todos os dias mesmo que à distância de um vídeo chamada os alunos se sintam o mais próximo possível do seu habitat natural.
    Que com isso possam ver a professora e os amigos para não se sentirem sós.
    E acho que apesar do todo o trabalho feito por eles em conjunto com os pais que estão também diariamente a acompanhar o seus filhos, nada disto seria possível.
    Um bem haja a quem faz aquilo que gosta, porque quem faz o que gosta não trabalha um único dia na sua vida:)
    Beijinhos querida Zeca e cuidem-se.
    Encontramo-nos aqui;
    O MEU, O TEU, O NOSSO LUGAR!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares