Deixem as mães serem apenas mães!!!

Deixem as mães serem apenas mães!!!


Deixem as mães serem apenas mães!!!

Ninguém disse que as mães são super-heroínas à paisana, mas são.
Mas também ninguém lhes deu um manual com as instruções para que elas seguissem todos os passos, sem que falhassem algum...
Seria bom que houvesse, mas isso era como todos nós de repente virássemos os sábios da sabedoria.
As mães são seres polivalentes, conseguem fazer acontecer coisas que elas próprias muitas vezes dizem em voz alta UAU!!!
Como que não acreditando que era possível conseguirem fazer acontecer, mas conseguiram.
Elas são aquelas que têm o super poder de pegar numa criança ao colo e aconchega-la no seu peito e acalma-la quando a criança já tinha passado por um exército de gente e em vez de se calar ainda chorava mais!!!😂
Mas tem dias que o heroísmo de mãe que existe em mim tira férias e sinto que pareço uma adolescente que nada sabe, choro, perco as forças, não aguento, não suporto tanta carga.
Tento permitir-me que às vezes também falho, caio e choro.
Às vezes sinto que a minha paciência é nula, a força, a força fica escassa e o tempo curto para tudo o que me propus...
Às vezes dispo o meu fato de super-heroína e fico despida de tudo, deixo as minhas carências a nu, e sou apenas eu uma mulher carente que não sabe explicar, não sabe o que fazer, e muitas vezes não sabe para onde ir...
Porque nessas alturas eu queria ser só filha, queria ser eu a ser mimada, pela carência que a responsabilidade de ser mãe pôs em mim.
Porque é que o mundo acredita que uma mãe pode tudo?
Que não precisa de nada?
É nessas alturas que olho para a vida e chego a desesperar porque não encontro um espacinho para ser eu...apenas e só eu...
Tenho sempre coisas na cabeça, tenho de fazer isto, tenho de fazer aquilo, e quando parece que já tenho tudo terminado lá aprece mais uma coisa para eu fazer...
Gostava tanto de tirar a máscara esta que uso todos os dias para disfarçar o cansaço...
Mas não posso!!!
Porque o tempo não espera por mim, esse só sabe é esperar mais de mim.
Fico sempre à espera que o tempo me dê folga, para que eu pare, para que possa olhar para mim, mas vivo na esperança que um dia seja um novo dia, diferente dos dias habituais.
Fico sempre à espera de ter um tempo, sem ter o tempo contado sem pressas para realizar as minhas vontades e os meus desejos.
Às vezes eu também desisto, mas é para mim em silêncio, mas depois penso mãe não foi feita para desistir.
Também sinto muitas vezes que não sou capaz, mas antes de atirar a toalha ao chão tento novamente, nunca fui de baixar a guarda.
Não gosto de mostrar as fragilidades perante a minha filha, parece que vivo numa tentativa de lhe mostrar que as mães nunca podem ficar doentes, porque têm de cuidar dos filhos...
Sei que é uma ideia errada, mas enquanto conseguir hei-de tentar mostrar à minha filha que a mãe é imortal, que estará sempre aqui para cuidar dela, e nunca o contrário.
Já me apeteceu pedir-lhe a ela que me dê colo, mas a minha personalidade não me permite, mostrar-lhe essa fragilidade...
O suposto é ser a mãe o suporte da filha e não ao contrário...
E quando entrei nesta aventura que é ser mãe assumi este compromisso, que iria cuidar sempre dela e protege-la contra tudo e contra todos.
Que é assim que eu vejo o papel de mãe, ajudá-los dar-lhes o suporte necessário que eles precisam até que possam voar sozinhos...Mas enquanto isso não acontecer vou amparar as tuas quedas sempre que me seja possível, embora saiba que cair também faça parte do crescimento, mas se poder atenuar a queda, não hesitarei.
Porque é esse o meu propósito cuidar-te, não sou de ferro mas precisares que seja, é assim que serei!!!
Porque há sempre uma força maior que me move, seja um sonho, um desejo, um ideal, uma força maior é a minha filha que precisa de mim.
Esperarei por ti sempre com um sorriso, para que nunca percebas que eu também choro, que eu também tenho medo, que também fico doente, que também tenho monstros que me atormentam...
Mas se eu fizesse isso tu ias perceber que a mãe era uma farça!!!
Por isso vou fazer de tudo para que continues a olhar para mim como sendo a super mãe que dá conta de tudo.
Este pensamento dá-me a tranquilidade necessária para enfrentar todos os dias em que um simples degrau parece um obstáculo enorme.
Mas eu acredito que tudo isto não seja mais do que um conjunto de ilusões da elevada exigência que tenho comigo mesma.
Que eu não sou assim tão frágil como às vezes me sinto, mas sim que sou aquela pessoa que decidiu ser mãe e que todos os dias vou procurar ser mais um bocadinho e fazer mais um bocadinho do que no dia anterior.
É esta mãe que hoje te dá colo que quando for velhinha, olhe para ti e se reveja novamente nela, quando fores igual para os teus filhos.
Até lá vou estar aqui a ver-te brincar às mães e vou repetir em silêncio para mim.
Brinca agora minha princesa, veste-te de mãe como o fazes tantas vezes, porque quando tu fores mãe não terás o tempo todo que tens hoje.😊
Beijinhos mamã.❤

Comentários

  1. Oh tempo bom quando os nossos filhos dependem totalmente de nós. Aproveite aproveite muito o tempo passa rápido e vai ter saudades. Beijinhos querida Marlene.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazemos o impossível pelos filhos, dobramo-nos em mil se preciso for, mas fazemos com a certeza que um dia reconhecerão esse esforço.
      Se não o reconhecerem também não vou ficar triste… vou apenas pensar que dei o meu melhor e nunca me vou arrepender de o ter feito.
      E quanto ao tempo querida Laidinha, já vi que ele anda a uma velocidade assustadora, por isso vou aproveitá-la e rir-me com cada maluqueira dela.
      Para que um dia seja uma adulta equilibrada e feliz:)
      Beijinhos com sabor ao nosso Portugal:)
      Encontramo-nos novamente aqui;
      O MEU, O TEU, O NOSSO LUGAR!!!

      Eliminar
  2. Até me ser permitido irei sempre ser uma super guerreira camuflada.... Porque por elas vale a pena lutar todos os dias! ♥️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes acho que pratiquei ginástica acrobática noutra vida, tal é a elasticidade com que me desdobro para fazer tudo para que ela seja feliz.
      Mas ser mãe é mesmo isso, dar o melhor hoje para colher amanhã:)
      Beijinhos e encontramo-nos aqui;
      O MEU, O TEU, O NOSSO LUGAR!!!

      Eliminar
  3. Está na hora de nos deixarem ser apenas mães!!!
    Todos gostam de dar palpite sobre a vida dos outros, mas poucos são os que sabem dar valor ao que uma mãe faz de verdade…
    Beijinhos querida Zeca:)
    Encontramo-nos aqui;
    O MEU, O TEU, O NOSSO LUGAR!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares