A palavra futuro ganhou um peso enorme nas nossas vidas...


A palavra futuro ganhou um enorme peso nas nossas vidas...


A palavra futuro ganhou um peso enorme nas nossas vidas...

Porque é nele que pomos o peso de tudo o que está para vir, o hoje já o sabemos e sentimos diferente.
Sabemos que as nossas rotinas mudaram, a dos nossos filhos também, a forma como muitos trabalham deixou de ser igual, muitos perderam o emprego, muitos são os que vivem numa ansiedade para saber como irão resolver tudo aquilo que este vírus lhes roubou...
Estamos noutra realidade embora muitos tentem fazer de conta que a vida está igual.
Mas não está!!!
Na minha outra realidade eu nunca vi tanta gente de máscara, só uma vez ou outra quando alguém estava doente.
Eu nunca andei de máscaras ou luvas para ir a um supermercado, nem eu nem a maioria de nós, o medo de sair nunca nos perseguiu porque eramos livres de ir onde nos apetecia, não precisávamos de nos distanciar da pessoa que estava ao nosso lado porque tínhamos medo que ela nos pegasse alguma coisa.
Agora, agora todos vivemos desconfiados e na esperança que um dia tudo será igual ao que já foi...
Eu acredito que isto vai melhorar porque não gosto de olhar para as coisas de forma pessimista, mas também tenho perfeita noção que não irão mudar tão cedo...
Ainda não chegamos nem a metade do caminho que de repente se instalou nas nossas vidas.
Tenho a definição perfeita do que é o futuro, futuro é o que há-de vir.
E esse é o problema, nós que sempre tentamos adivinhar tudo o que está por acontecer, já não o podemos fazer.
Pela primeira vez na nossa vida percebemos que neste momento não podemos fazer planos, aqueles que tantas vezes fazíamos com a devida antecedência deixou de nos ser permitido.
Porque não sabemos o que nos espera amanhã… E a nossa casa passou a ser para a maioria das pessoas o seu mundo, eu sempre a vi assim, mas confesso que agora ganhou um significado ainda maior.
Talvez agora pensemos mais nas coisas, não damos nada como um dado adquirido, deixamos de ter a liberdade que é um dos maiores privilégios que qualquer ser humano pode ter.
Deixamos de sonhar com a próxima viagem, porque nem sabemos se este ano teremos o privilégio de ver o mar ou fazer férias na praia.
Temos de saber esperar, coisa que antes não sabíamos era tudo para ontem, não podíamos esperar para amanhã.
E agora esperamos por tudo, para saber qual o próximo passo a dar porque agora caminhamos pelo seguro e não pelo incerto...
Duvido que nos próximos anos, sempre que alguém se lembre de comprar uma casa se esqueça primeiro de ir confirmar se tem jardim, varandas, e grandes janelas que nos permitam ver o nascer e o pôr do sol.
Porque tudo isso será importante se demorarmos a sair desta fase que atravessamos, porque é lá que iremos continuar a desenhar as nossas vidas e a seguir com ela para a frente, tem de haver alegria lá dentro e ao seu redor, já que o que está do lado fora dos muros da nossa casa, está carregado de medos e incertezas...
Talvez porque pode demorar a passar o que nos obrigaram a aceitar, neste momento estamos  a aprender a viver a nova normalidade, como se fossemos bebés quando estão a dar os primeiros passos, para explorar o mundo e no fundo é isso que estamos a fazer, aprender a viver de uma nova forma que ainda não sabemos bem qual será.
Há quem diga que a normalidade voltará, mas eu não acredito que volte como a conhecíamos, acredito que ela voltará diferente e nós também.
Também não acredito que vamos ficar melhores, porque tenho plena noção que a economia não voltará forte ou pelo menos como estava, vai haver uma luta enorme que nos ensinará a sobreviver.
As perdas nem sempre nos fazem amadurecer, mas quero acreditar que saberemos melhor viver com menos.
Acredito sim que vamos aprender a dar mais valor ao que temos, a reclamar do que não tínhamos quando tínhamos tudo e não sabíamos.
Esta será sem dúvida a prova de fogo que todos precisávamos de ter nas nossas vidas para a olharmos de forma diferente.
De nos darmos mais uns aos outros, pôr o egoísmo de lado para sermos solidários com quem precisa, dar importância ao bom que é ter um abraço, sentir na pele e no rosto o sabor de um beijo, podermos voltar a ver o mar, de desenharmos corações na areia molhada, podermos subir uma montanha e enchermos os pulmões de ar, e de nos prolongarmos em tudo que nos faz feliz.
Tenho a certeza que muitos se encontrarão nesta nova realidade, deixarão de ser egoístas e passarão a olhar mais para quem nada tem, perceberão que afinal tinham tudo e de repente não têm nada.
Porque o ser humano sempre foi um ser que sempre procurou o mais, sem nunca reparar que no momento em que estamos e que reaprendemos a viver somos tão felizes com tão pouco.
Quanto ao futuro coloco nas tuas mãos todo o peso que o presente nos está a dar, pois serás tu que definirás qual será a nossa nova realidade.
Só tenho um favor a pedir-te, nunca nos deixes cair no vazio e nem deixes que o brilho dos nossos olhos se apague com aquilo que nos irás trazer...
Marlene.❤

Comentários

  1. Um futuro muito incerto.
    Só o presente nos move.
    Beijinhos Querida Marlene

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fizermos tudo o que nos é pedido agora o amanhã voltará diferente mas não menos bom.
      Um beijinho querida Laidinha com sabor ao nosso Portugal:)
      Entretanto encontramo-nos aqui;
      O MEU, O TEU, O NOSSO LUGAR!!!

      Eliminar
  2. Vamos aguardar o que vem penso que vai ser melhor ❤❤👏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Zeca se todos tivermos atos conscientes o futuro poderá voltar melhor, senão acredito que iremos recuar e isso não podemos permitir.
      Um beijinho enorme para vocês:)
      Entretanto encontramo-nos aqui;
      O MEU, O TEU , O NOSSO LUGAR!!!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares