Não quero ficar aqui sozinha...
Não quero ficar aqui sozinha...
Desde que tudo isto começou eu nunca mais vi os meus filhos, o meu marido, os meus netos, os meus amigos e todos aqueles que traziam alegria aos meus dias...
Fiquei só e sem explicação!!!
Não percebi o que se estava a passar e quem me trata todos os dias, não estava preparado para me dizer que as minhas visitas iam deixar de existir.
Fez-se um silêncio enorme… Parecia que tudo estava tudo igual, mas mal sabia eu que a vida tinha mudado...
A vida lá fora estava do avesso, e aqui onde eu estou também está tudo diferente mas não sei bem porquê.
De repente disseram-nos que não iriamos ter mais visitas, porque nos poderiam pôr em perigo a nós e aos que vinham de fora.
Da noite para o dia comecei a ver pessoas com fatos que mais pareciam astronautas, de máscaras e luvas e todos artilhados de tudo.
De repente achei que estava numa outra galáxia, que era um sonho e que quando eu acordasse tudo estaria normal… Mal sabia eu que estava enganada!!!
Foi-nos proibido usar o telemóvel porque diziam que nos iria trazer ansiedade, mas ansiosa já eu estava.
Doía-me o coração e tinha um enorme aperto no peito com o medo do que me poderia acontecer.
Eu vivi toda a minha vida acompanhada da minha família, amigos, netos, marido sempre tive uma vida repleta e preenchida de amor.
Ir para o lar foi uma escolha minha, porque não queria que a vida dos que amo fosse alterada, todos fizeram de tudo para me mudar de ideias, mas eu nunca cedi, porque não queria que eles deixassem as suas carreiras para trás para tomar conta de mim.
A única coisa que eu lhes pedi é que nunca deixassem de me visitar um só dia, e entre todos tinha o meu quarto sempre cheio de vida e de amor, eu sabia que eles iam cumprir com as suas promessas, porque durante a vida sempre lhes dei todo o amor que tinha, daí sentir que eles nunca me iriam abandonar porque somos todos unidos.
Mas de um dia para o outro sem que nada o prevê-se deixaram de me vir visitar.😔
Aqui no lar deixou de haver paz, era um entra e sai de médicos e enfermeiros que diziam repetidamente tenham calma tudo vai passar.
Mas o que vai passar, se ainda não nos explicaram o que está a acontecer?
Onde estão os meus?
Responderam-me eles estão proibidos de os visitar, porque apareceu um vírus que estamos a tentar combater, e durante uns tempos não vão poder entrar pessoas aqui a não sermos nós que já aqui estamos.
Foi aí que percebi que algo de muito grave se passava!!!
A solidão começou a tomar conta de mim e no meu pensamento só pairava a ideia que ia morrer sem abraçar os que mais amo.
Recebi uma mensagem no meu telemóvel a dizer mamã tenha calma, estamos deste lado mas por uns tempos teremos que estar separados para o bem de todos.
Apareceu um vírus muito contagioso, que ao mínimo deslise a pode deixar mais frágil e vulnerável a contrai-lo.
Não estaremos um dia sem pensar em si mas por favor aguente-se, vamos dando noticias, beijinhos e gostamos muito de si mamã.❤
Eu não queria acreditar!!! Como vou eu com 80 anos manter a calma? Como me aguentarei sem o amor e o calor do toque deles?
Os dias para mim andavam a uma velocidade cada vez menor, não sei quanto tempo me resta para viver, já tenho 80 anos… Já vivi muito, não sei quanto tempo irei viver mais.
E se eu não aguentar até os poder abraçar de novo?
Não queria morrer sozinha, mas sem eles não sei se vou conseguir…
Os médicos todos os dias me dizem que estou a aguentar-me bem, mas sei que já não vejo alguns dos meus amigos, porque foram levados para o hospital porque tinham contraído o tal vírus.
Os médicos disseram-me que me iam pôr em isolamento, para que eu ficasse protegida e não apanhasse o vírus.
Confesso que me sinto pequena e que não estarei muito longe do fim.
Comecei a ver o filme da minha vida a passar-me à frente, dos momentos felizes que vivi com o meu marido, as brincadeiras no parque com os meus filhos, os passeios com os meus netos e os lanches na pastelaria com as minhas amigas de sempre, fui tão feliz que só pensava, não quero acabar aqui sozinha...
Tenho saudades que tudo isto não volte, e que quando tudo isto terminar eu já tenha ido embora sem os abraçar a todos.
Tenho em mim todas as emoções do mundo, os sentimentos estão à flor da pele, a tristeza de ver as macas passarem com os meus amigos ligados às máquinas de oxigénio dilaceram-me o coração.
Nunca na vida pensei passar por isto… Choro todos os dias, é impossível conter tanta tristeza.
Um dia a Dra. Maria uma das mais simpáticas e amorosas do lar, veio falar comigo e disse-me nós estamos aqui e não a vamos deixar só, faremos de tudo o que estiver ao nosso alcance para colmatar as saudades dos seus.
Ela todos os dias me dava um abraço, e me dizia eu também tenho saudades dos meus, que não vejo desde que tudo isto começou, por isso estamos juntas.
Quer vir à janela ver a paisagem? Foi o melhor que ela me podia ter dito, porque a tristeza deixou-me preza à cama porque tinha muito medo do que me estaria reservado...
A Dra. Maria disse-me assim. Como está o seu coração?
E eu disse cheio de saudades mas forte porque quero continuar a lutar para voltar a ver os meus.
Muito bem diz ela sorrindo.
Vou à janela e não acredito no que vejo!!!
A minha família e amigos estavam todos do lado de fora do lar, com uma placa enorme que dizia;
"Hoje mais que nunca sentimos a falta do teu abraço e do teu colo, dos teus beijos doces, mas queremos que saibas que estaremos sempre aqui para te ver"
Foi um momento de enorme felicidade para a D. Luísa que pediu à Dra. Maria que lhe escrevesse num cartão o seguinte; " E eu vou estar sempre aqui à vossa espera até ao dia em que vos poderei abraçar."
HOJE VOLTEI A SER FELIZZZ!!!
Esta história infelizmente não é igual para todos, porque nem toda a gente tem a mesma sorte que a D. Luísa tem, porque não estão num bom lar, porque muitos dos lares não passam informação dos idosos para os seus familiares e o contrário.
O que os faz muitas vezes morrerem sozinhos tomados pela solidão.😔
Por isso a mensagem que vos quero deixar hoje é que:
Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior.
É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!!!
Gostaria de mandar um enorme beijinho carregado de força todas as pessoas que estão nos lares e nos hospitais, que não deixem de sonhar e acreditar que tudo vai ficar bem e que não irão ficar sozinhos.
Porque deste lado há sempre alguém que pede por eles, muita coragem para todos!!!
Marlene.❤
Nota: Não nos podemos esquecer que nem todos os idosos têm a mesma sorte que a Luísa, muitos idosos são abandonados nos lares são deixados lá e nunca mais ninguém os volta a visitar.
Muitos morrem de solidão, não se esqueçam que um dia também nos seremos idosos e não gostaríamos de ser abandonados.
👏👏👏👏
ResponderEliminarOs nossos nunca ficarão sós e a Zeca é a prova de todo o amor e dedicação com que trata a sua mamã:)
EliminarUm beijinho enorme e cuidem-se.
Entretanto encontramo-nos no lugar de sempre;
O MEU, O TEU, O NOSSO LUGAR!!!
Hoje doeu minha querida fez me reviver uma fase da minha vida que me deixou marcas para sempre.
ResponderEliminarDói a quem fica e dói muito a quem tem de os deixar lá. Um sorriso, um abraço, um beijo á chegada e tudo isto na saída sem sorriso e com as lágrimas a querem saltar cá para fora.
Beijinhos Querida Marlene
Querida Laidinha muitas das vezes não se tem outra forma de cuidar quem se ama, e se o fizermos de consciência tranquila e sabendo que estão entregues em boas mãos, não sinta tristeza porque isso também é um ato de amor para com quem ama.
EliminarA alegria todas as vezes com que se vai visitar quem amamos, não é a mesma que carregamos à saída porque doí deixar quem se ama.
Mas pense que só fez aquilo que achava ser melhor para a pessoa em questão:)
Um abracinho apertadinho no seu coração com sabor ao nosso Portugal.
Entretanto encontramo-nos aqui;
O MEU, O TEU, O NOSSO LUGAR!!!
Os nossos nunca ficarão sozinhos, porque entre todos estaremos aqui, para vivam sempre felizes nas suas ou nossas casas:)
ResponderEliminarUm beijinho enorme minha irmã e cuida-te.
Entretanto encontramo-nos aqui;
O MEU, O TEU, O NOSSO LUGAR!!!